3 benefícios da meditação sobre o cérebro

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A meditação pode mudar a nossa forma de pensar e, por conseguinte, de agir. É algo que muitos nos atrevemos a afirmar desde o aprendizado e a prática.


Mas agora sabemos também que a plasticidade cerebral é um mecanismo dinâmico por meio do qual fazemos que o anterior modificar a percepção do seguinte e assim avançar na construção de nossa própria visão de mundo.


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Mas se isto é assim, como pode a meditação modificar certas estruturas cerebrais? A doutora Sara Lazar, do Hospital Geral de Massachusetts, também se perguntou.


Em colaboração com pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e o Departamento de Psicologia da Universidade de Yale, entre outros, quis avaliar a possibilidade de que a meditação budista fora a causa de certos mudanças anatômicas no cérebro.


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No estudo, foram comparados dois grupos de pessoas: um grupo de 20 sujeitos, meditadores experientes, em frente ao grupo controle de 15 sujeitos que não haviam meditado nunca.


Feita a todos um estudo anatômico e funcional do seu cérebro através da análise de imagens obtidas por ressonância magnética.


Esta técnica permite calcular com precisão, por exemplo, os diferentes espessuras das estruturas cerebrais específicas, distinguindo perfeitamente entre a matéria cinza e matéria branca, assim como diferenciar entre um desenvolvimento normal do cérebro e distúrbios degenerativos.


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Vejamos os três resultados principais:



  1. Mais matéria cinzenta. O grupo de meditadores experientes mostrava-se um aumento da espessura de certas áreas do cérebro. O aumento era proporcional ao tempo que cada pessoa tinha dedicado à meditação e aos anos que estava praticando.

  2. Mais capacidades. Os meditadores mais experientes também mostraram maior acuidade auditiva, visual e percepção interna.

  3. Mais jovem. Nas áreas do cérebro estudadas observou-se uma menor diminuição do córtex por causa da idade.

À medida que envelhecemos, o cérebro perde massa, com conseqüências práticas: perdemos a memória, temos mais dificuldade para manter a atenção e avançamos para um declínio cognitivo.


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Este estudo sugere que, através da meditação é possível quando menos, retardar alguns destes aspectos funcionais.


Praticar meditação é para o cérebro , como ir ao ginásio. Incorporá-la ao dia a dia faz com que nos sintamos melhor, mas, além disso, sabemos que isso ocorre, modificando a forma, o tamanho e a espessura de certas estruturas do cérebro, que são otimizadas.